• A UTI do Hospital e Maternidade Brasil tem como valor fundamental a humanização do atendimento de pacientes e familiares

UTI

As Unidades de Tratamento Intensivo do Hospital Brasil tem como valor fundamental a humanização do atendimento de pacientes e familiares, percebida por meio de cuidados médicos de alta complexidade e da competência dos profissionais envolvidos.

As unidades possuem toda tecnologia necessária, como colchões pneumáticos para a prevenção de úlceras de pele; ventiladores mecânicos; monitorização neurológica; hemodinâmica complexa e assistência cardíaca temporária por meio de bomba de contrapulsação.

A equipe interdisciplinar conta com médicos de alto nível, enfermeiros e fisioterapeutas especialistas em terapia intensiva. Os serviços de Nutrição, Psicologia, Farmácia, Fonoaudiologia e equipe de técnicos de Enfermagem são capacitados no cuidado ao paciente crítico, além do Serviço de Controle Infecção Hospitalar, Nutrologia Médica, Nefrologia, além das diversas especialidades médicas à disposição do paciente.

UTI Adulta

Os xx leitos de UTI Adulta dispõem de equipamentos de última geração e têm o suporte de médicos específicos para cada faixa etária, permitindo melhor controle da evolução dos pacientes. Os leitos são individualizados, com banheiro privativo e a estrutura possibilita acompanhante durante 24 horas ininterruptas.

Horário de visita:

UTI Cardiológica

São xx leitos dedicados à saúde do coração, com equipe de cardiologistas renomados e todo o apoio de intensivistas e equipe assistencial especialmente treinada.

Horário de visita:

UTI Infantil

São xx leitos de tratamento intensivo o tempo todo atentos às crianças, com mais de 28 dias a 12 anos. A fim de manter um vínculo de confiança, auxiliares de enfermagem ficam responsáveis pelos cuidados gerais das mesmas crianças, desde o momento da internação até a alta.

Ao contrário do que se possa pensar, o ambiente propicia entretenimento aos pequenos. Dependendo da situação clínica dos pacientes, as crianças cantam, desenham, brincam, assistem TV. Os leitos são individualizados com acomodação para os pais, que podem acompanhar o filho durante 24 horas.

Horário de visita:

UTI Neonatal

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal tem xx leitos e foi uma das primeiras a ser implantada no Grande ABC, em 1992. Veio atender à necessidade de oferecer condições ideais para o tratamento dos recém-nascidos doentes ou de abaixo do peso. Conta com equipe multidisciplinar altamente profissional e integrada, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que dispõem de aparelhos de última geração. É um grupo dedicado, que valoriza a qualidade e a humanização no atendimento.

Horário de visita:

Orientações para visitantes

Durante o momento de visita, algumas regras são essenciais, tanto para contribuir com a melhora clínica do paciente quanto na organização do ambiente em que seu familiar ou amigo se encontra:

  • Acesso a UTI de número controlado de pessoas, orientado pela equipe de Internação e agentes patrimoniais;
  • Lave as mãos, antes de entrar e ao sair da UTI, com água e sabão ou álcool gel;
  • Contribua com o silêncio, mantendo seu celular no modo silencioso. Caso seja necessário atendê-lo, pedimos que seja feito na sala de espera da UTI;
  • É proibido o registro de imagens por meio de qualquer equipamento fotográfico ou filmadora dentro do ambiente da UTI;
  • Respeite o sigilo profissional, bem como a intimidade do paciente, não acessando sem a prévia autorização legal o conteúdo do prontuário clínico de seu familiar ou amigo;
  • A permanência de familiares ou amigos durante a internação é uma condição discutida pela equipe interdisciplinar de saúde;
  • No momento da internação, algumas informações serão repassadas tanto pelo profissional médico quanto pela equipe de Enfermagem da UTI, como:
    • Medicamentos de uso contínuo;
    • Material de higiene e outros pertences pessoais;
    • Uso de celulares, tablets, notebooks e outros equipamentos eletrônicos;
    • Não permissão de informações por telefone;
    • Controle de infecção e precaução de contato.

 

É necessária a presença de um familiar/responsável maior de 18 anos para acompanhar a transferência de UTI para Apartamento.