• Hospital de alta complexidade no Grande ABC

Histórico

O Hospital Bartira foi fundado em 1968 e vem oferecendo, desde então, atendimento de saúde com qualidade à comunidade do Grande ABC paulista. O alto padrão dos serviços prestados e o respeito pela vida em primeiro lugar nortearam a construção de uma história de sucesso, que se funde ao crescimento e ao desenvolvimento da região.

Desde 2015, o Hospital faz parte da Rede D’Or São Luiz, a maior operadora independente de hospitais do Brasil, que soma mais de 35 unidades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, além do Distrito Federal.

Atualmente são 60 leitos de internação, 30 leitos de UTI Adulto e quatro salas cirúrgicas. Seu corpo clínico é formado por 200 médicos e mais de 550 funcionários.

Missão e Valores

O Hospital Bartira tem a seguinte missão: “Proporcionar assistência à saúde com qualidade, de forma integral, individualizada e humanizada”. A missão institucional da Rede D’Or São Luiz é: “Prestar atendimento médico-hospitalar de alto padrão, promovendo a segurança dos pacientes, familiares, médicos e colaboradores, através da qualidade assistencial de alta performance, infraestrutura adequada e eficiência operacional”.

Seus valores são pautados em:

. Segurança

. Credibilidade

. Integridade

. Humanização

. Respeito

. Desenvolvimento

Qualidade

A Rede D’Or São Luiz disponibiliza os mais avançados recursos da medicina que, aliados a uma visão inovadora da saúde, prezam pela qualidade de seus processos e pela segurança dos pacientes. Por isso, os hospitais da Rede adotam uma política da Qualidade e a busca por acreditações. Para manter a melhoria contínua e reduzir os riscos relacionados a pacientes e profissionais, são feitos planejamentos e gerenciamentos dos processos clínicos e administrativos, além de um amplo programa de treinamento, capacitação profissional e motivação para que todos compreendam a sua importância na instituição.

Acreditação Qmentum

A acreditação é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos por uma entidade, normalmente não governamental. Possui caráter educacional, em um processo de avaliação externa para determinar se a instituição atende a uma série de requisitos, propiciando um compromisso visível, por parte da instituição, de melhorar a segurança e qualidade do cuidado ao paciente.   O Hospital e Maternidade Brasil é membro integrante, desde 2015, do grupo de hospitais certificados pelo Acreditation Canada International, no Processo de Acreditação Internacional, metodologia Qmentum, que orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança da saúde. É o único hospital da região a obter esse selo, que promove a melhoria contínua de todos os processos, da identificação correta dos pacientes ao entendimento das necessidades das pessoas assistidas, administração de medicamentos e demais procedimentos como higienização e protocolos internacionais de atendimento.